Gramática española para brasileños é uma iniciativa de Vicente Masip e da Parábola Editorial que vem facilitar o aprendizado dos estudantes brasileiros de espanhol como segunda língua. Os leitores descobrirão aqui uma gramática especialmente pensada para brasileiros, criada por um linguista espanhol que vive no Brasil há mais de quarenta anos.
Trata-se de uma gramática simples, acessível, que facilitará a vida dos estudantes, que passam a dispor de uma obra da qual foram eliminados todos os tecnicismos e à qual se acrescentaram mais de 500 exercícios, que podem servir para planos de aula e para o estudo individual. Uma gramática como essa se faz absolutamente necessária para o aprendizado do espanhol, especialmente quando pensamos na urgência da formação de novos professores de espanhol para as escolas brasileiras.
A Gramática española para brasileños, de Vicente Masip, parte do componente fônico da linguagem, passa pelos sons da língua espanhola e por sua combinação, até chegar às palavras e às categorias gramaticais. Depois disso, passa para a formação de orações e sua tipologia. O autor começa seu programa de ensino do espanhol pela fonologia e pela fonética, com o objetivo de tornar mais simples o aprendizado. Gradativamente, ele passa para a ortografia, observando, desde a raiz, a relação entre língua falada e língua escrita.
A aventura continua pela análise da forma da linguagem e de suas funções, que envolverá professores e estudantes de espanhol. Uma característica fundamental dessa obra, além da consideração das variedades de espanhol faladas no mundo, é a análise das dificuldades do estudante brasileiro no aprendizado do idioma espanhol como segunda língua, seção na qual o autor analisa os aspectos constrativos ou diferenciais entre o português e o espanhol, no âmbito estrutural-funcional e naquilo que diz respeito à terminologia gramatical empregada.
Podemos dizer que o leitor agora dispõe de uma obra essencial, que terá grande repercussão nas aulas de espanhol em todo o Brasil. Esse lançamento da Parábola Editorial é consequência da importância que vêm alcançando os estudos hispânicos no Brasil, especialmente a partir da lei 11.161/05, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da língua espanhola nos níveis fundamental e médio.